sábado, 11 de agosto de 2012

A Arte de Teresa Cortez

Ilustração de Teresa Cortez teresa cortez alice and the flowers

   
“A animação de Teresa Cortez para a música A pele que há em mim”

Teresa Cortez (Lisboa, 1981). Vive e trabalha em Lisboa.
Trabalha em diversas áreas, instalação/site-specific, cerâmica, animação e ilustração. Colaborou em projectos de ilustração e animação para Discos Pataca, EMI, Universal, Take It Easy, Ink Publishing, 2034, Bayard Jeunesse, Tcharan.
É monitora do workshop "As Técnicas do Cinema de Animação" na Cinemateca Júnior, Lisboa.

Realiza a dissertação para o Mestrado em Arte Multimédia, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. É licenciada em Artes Plásticas-Pintura pela mesma Faculdade. Realizou a Pós-Graduação em Ilustração no ISEC, Lisboa. Em 2007 integrou o Programa Independente da Escola de Artes Visuais - Maumaus, Lisboa. Com a bolsa Leonardo da Vinci, estagiou como ilustradora na agência Zeinchenpool e no atelier Irma Schick Design em Munique, Alemanha, 2008.
Das exposições colectivas em que tem participado destacam-se:
Exposição Internacional de Ilustradores, "Bologna Children's Book Fair", Bolonha, 2011; "Quartos/Rooms/Chambres/Zimmer", Pavilhão 28, 2009; “Besquare - Artists Edition”, Fábrica Features, Lisboa, 2008; “Tudo Menos a Palavra…?”, Maumaus no Instituto Camões, 2007; “Jovens Criadores”: 2003 em Silves, 2005 em Amarante e 2007 em Lisboa; Bienal Internacional de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, Nápoles, 2005; “Under Construction”, Degree Show of Fine Art, NTU of Fine Art and Design, em Inglaterra, 2005; a exposição de “Finalistas de Pintura”, Galeria da Mitra em Lisboa, 2004.

Prémios

2011 Seleccionada para o "Prémio António Gaio", Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação, Espinho.
2011 Prémio "Melhor Curtíssima Portuguesa", Monstra, Festival de Animação de Lisboa.
2011 Seleccionada para a Exposição Internaciomal de Ilustradores, "Children's Book Fair", Bolonha.
2010 Seleccionada para o "Prémio Jovem Cineasta Português", Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação, Espinho.
2007 Seleccionada na área de video/animação, no concurso “Jovens Criadores”, Lisboa.
2005 Integrou a selecção do concurso Jovens Criadores’03, na área de Ilustração para representar Portugal na Bienal Internacional de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, Nápoles, Itália.
2004 Vencedora do concurso Jovens Criadores, na área de ilustração, Silves.
1º Prémio em Ilustração e Cerâmica no concurso Cena d’Arte em Lisboa. Fonte

3 comentários:

  1. Eu vim lhe deixar este convite
    Passei por aqui, para lê o seu blogue.
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderEliminar
  2. Em retribuição, estou seguindo o seu blogue. Estarei sempre aqui lendo-te.
    Abraços, abrasileirados

    ResponderEliminar