sábado, 11 de fevereiro de 2012

As cores de Luiza Caetano

 

               

 

                                                                                                                                      Luiza Caetano-1 

Tela de Luiza Caetano

Luiza Caetano

Natural da Venda do Pinheiro - Mafra - Portugal e galardoada com vários 1ºs.prémios e Menções Honrosas em Portugal e no estrangeiro esta pintora está representada em vários países, tendo realizado mais de uma dezena de exposições individuais,e cerca de uma centena de colectivas em portugal e no estrangeiro, nomeadamente, EUA, África, Brasil, Turkia, Suissa, França, Espanha, Belgica, Alemanha, Eslovénia, Bratislava, Itália e Israel entre outros. foi considerada pelo crítico de arte italiano, António Malmo uma das pintoras mais fiéis à autenticidade da pintura naif mundial. . Também o crítico de arte brasileiro Óscar de Ambrósio tece a obra desta artista rasgados elogios, mencionando-a no seu site. Mariza Campos da Paz inscreveu-a como Poeta dos Pincéis utilizando a célebre frase de Jorge Amado. Mereceu de um dos mais insígnes críticos fr Arte portugueses Edgardo Xavier o destaque de ser considerada uma das pintoras mais realistas e emotivas contemporãneas.

O interesse que Luiza Caetano sempre sentiu pelas artes plásticas desembocou na criação pictórica em 1988. Data da primeira mostra dos seus trabalhos na Galeria de Arte do Casino Estoril, onde tem continuado a expor com regularidade, nomeadamente com participações em todos os salões Naïf, o estilo que a define.

Destacando-se como uma artista de primeiro plano, sua obra está em Arte Permanente em várias galerias, nomeadamente na conceituada Gina`s Galeria em Telavive, estando igualmente representada em colecções particulares e oficiais como a Colecção da Epal do Museu da Água, no MIAN do Brasil, Centro Galileo de Madrid onde foi premiada destacando-se a vasta bibliografia onde é mencionada. (Fonte)

 

 Luiza Caetano -3

Tela de Luiza Caetano

"Relógio  do  tempo"
Tenho um relógio em cada gesto
marcando o tempo e a eternidade.
...Não!
não tenho data nem idade.
Sou apenas contemporânea
deste momento e a verdade
é que já fui rainha de cada instante,
fui amante do vento e irmã renegada
duma revolução em espera,
talvez,
capa de calendário
de alguma Primavera.
Ah!
mas nem o vinho regressa
á boca onde foi festa,
nem a água dos rios a seus leito
Luiza Caetano

                          Luisa CaitanoTela "Pôr do sol em África" Autora Luiza Caetano

1 comentário:

  1. Surpreendidíssima por me encontrar tão bem representada neste lindo blogue, quero expressar emocionadamente a minha gratidão ao gesto lindo de Gabriela Vitória.

    Minha querida,
    bem Haja

    por destacar a minha humilde obra

    Sucessos para o seu requintado blogue.

    Beijo

    ResponderEliminar